quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Número de médicos no SUS é quatro vezes menor que no setor privado


BRASÍLIA - Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm quatro vezes menos médicos do que o setor privado, revela levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina de São Paulo. O trabalho, divulgado nesta quarta-feira, 30, mostra que para cada 1 mil usuários de planos de saúde no País há 7,6 postos de médicos ocupados. O índice cai para 1,95 quando se faz a relação entre postos ocupados em estabelecimentos de saúde e população dependente do SUS.

As desigualdades são encontradas em várias partes do País. Nos serviços públicos de saúde na região Nordeste, por exemplo, há 1,42 postos de trabalho médico preenchidos por cada 1 mil habitantes. Bem menos do que os 9,62 por mil encontrados no serviços privados. Quando se analisam Estados, a maior diferença é constatada na Bahia. A população usuária do SUS convive com a oferta de 1,25 posto ocupado por cada 1 mil habitantes. Mas, entre aqueles com plano de saúde, a situação é outra: 15,14 médicos ocupados para cada 1 mil habitantes.

A desigualdade na razão público privado se acentua nas capitais brasileiras. No Espírito Santo, o fenômeno é evidente. Enquanto no Estado o índice de médicos usuários do SUS é de 2,54 por mil, ele chega a 7,67 entre beneficiários de planos. Na capital, Vitória, esses números sobem para 25,52 e 15,72, respectivamente.

Batizado de Demografia Médica na Brasil, o trabalho estampa as desigualdades na assistência encontrada no Brasil. O documento destaca que o crescimento expressivo do número de escolas médicas não significa uma melhora na oferta de assistência, muito menos na qualidade dos serviços. Além das diferenças, o relatório traça um perfil do profissional médico. Entre os destaques está a tendência de maior presença das mulheres na profissão. Em 2011, dos 48.569 médicos com 29 anos ou menos, 53,31% são mulheres. A profissão é exercida predominantemente por jovens. O grupo de médicos de até 39 anos representa 42,5% dos profissionais da ativa.


Fonte: Estadão

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aumenta expectativa de vida de pacientes com câncer



Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostrou um aumento substancial na expectativa de vida entre pacientes com alguns tipos de com câncer.
Alguns tipos, porém, ainda não apresentaram os progressos esperados.
A expectativa média de vida passou de cerca de 1 para quase 6 anos ao longo dos últimos 40 anos.
Mas os benefícios ainda não atingiram alguns tipos específicos de doenças, como os de pulmão e estômago e cérebro.

Tempo médio de sobrevivência

O tempo médio de sobrevivência foi calculado desde o momento do diagnóstico até o momento em que metade das pessoas que receberam o diagnóstico continuam vivas.
"Os tempos médios de sobrevivência dão uma ideia nova e precisa de quanto tempo as pessoas podem esperar viver com cânceres diferentes," explicou Ciaran Devane, diretora da organização Macmillan Cancer Support, que encomendou a pesquisa.
"Precisamos ajudar as pessoas [diagnosticadas] a encontrar resposta para a questão 'Quanto tempo eu tenho?'," disse Devane.

Sobrevida

As notícias são ainda melhores para os portadores de alguns tipos de cânceres.
Uma pessoa diagnosticada com câncer de intestino, por exemplo, hoje tem uma sobrevida 17 vezes maior do que há 40 anos.
Nos chamados linfomas não-Hodgkin, que incluem cerca de 20 diferentes tipos de tumores, a sobrevida aumentou dez vezes.
Seis dos cânceres estudados apresentam médias de sobrevivência de mais de dez anos atualmente.

Vida com qualidade

O estudo revelou também que, para nove tipos de câncer, a média de sobrevida ainda é de três anos ou menos.
Houve poucos avanços nos tratamentos dos cânceres do pulmão, cérebro e pâncreas ao longo dos últimos 40 anos. Um paciente diagnosticado com câncer de pâncreas não pode esperar muito mais do que 12 semanas de vida.
Outra notícia não tão boa se reflete na qualidade de vida do paciente em tratamento: muitos mais pacientes continuam vivos por mais tempo, mas os tratamentos muitas vezes são dramáticos, com inúmeros efeitos colaterais.
Segundo a entidade, os problemas mais comumente gerados pelos tratamentos do câncer são fadiga, infertilidade e danos aos pulmões e coração. Alguns sobreviventes de câncer também precisam de apoio psicológico.

Fonte: Diário da Saúde

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nova técnica destrói câncer com luz


São Paulo- Em um estudo com potencial para revolucionar os tratamentos de combate ao câncer, pesquisadores americanos conseguiram destruir tumores em ratos utilizando luz.
De acordo com o estudo publicado na Nature Medicine, há grandes chances de o tratamento funcionar em humanos.
A grande vantagem da terapia fotodinâmica desenvolvida pelos cientistas do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, é que ela não danifica células saudáveis. Por combinar anticorpos com moléculas “destruidoras” de tumores, ela ataca somente o tecido maligno, deixando o restante do corpo intacto.

Os anticorpos são os agentes do nosso sistema responsáveis pela defesa do organismo. No caso do câncer, embora nem sempre consigam combatê-lo, eles conseguem reconhecer algumas proteínas no exterior das células do tumor e se ligam a elas.

Os pesquisadores pegaram anticorpos específicos para câncer de mama, pulmão, pâncreas, cólon e próstata e os ligaram a uma molécula especial que, quando exposta à luz infravermelha, danifica as células. Essa molécula, chamada IR700, tem ainda a vantagem de ser fluorescente – de forma que os pesquisadores conseguiam acompanhar sua evolução dentro do organismo de um rato usado em testes.

Dois tumores foram implantados no roedor. Ele recebeu os anticorpos combinados às moléculas, e eles se ligaram às células cancerígenas. Um dos tumores estava coberto, de forma que a luz infravermelha não o atingiria, enquanto o outro permaneceu exposto. Um dia após o tratamento com a luz, o tumor não exposto estava significativamente menor (imagem ao lado: esquerda, antes do tratamento. À direita, dentro do círculo amarelo, o tumor não coberto). Isso significa que não apenas os anticorpos se ligaram ás células cancerígenas, como as moléculas presas a eles foram ativadas pelas ondas infravermelhas e destruíram o tumor.

A pesquisa, liderada por Hisataka Kobayashi, ainda precisa ser aprimorada e testada em humanos, mas pode ser uma alternativa à quimioterapia e à cirurgia.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VIDA AO AVESSO VIII


Saiu a data da minha radioterapia que vai ser na segunda, dia 21-11-2011. Vai ser uma novidade para mim, no inicio do tratamento não adiantaria essa radio mais agora ela pode me ajudar, estou animada para não desanimar o médico e meus filhos. Mas parece que o tempo não passa, ainda é quinta e estou ansiosa demais para começar logo esse novo tratamento, mesmo sabendo que vai ser o que Deus quiser, aprendi a viver um dia de cada vez, surgem sempre coisas novas que tenho que aprender a lidar e a conviver com elas, tudo na vida não deixa de ser um aprendizado, esse é meu fardo que vou ter que carregar para o resto de minha vida.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

No SUS, linfoma é diagnosticado tarde!!!


Pesquisa com pacientes com linfoma - câncer que afeta células de defesa - revela que aqueles que se tratam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) recebem diagnóstico tardio. Enquanto no serviço público apenas 18,4% dos pacientes chegam aos centros especializados no estágio inicial da doença, nos hospitais particulares esse índice sobe para 38,7%.
A pesquisa, coordenada pelo médico Carlos Chiattone, diretor da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, será apresentada hoje no Congresso Hemo-2011, em São Paulo.

Foram acompanhados 519 pacientes, 434 deles atendidos em três hospitais públicos de São Paulo e 85 em três instituições privadas. Eles tinham o linfoma de Hodgkin, que representa cerca de 10% dos casos da doença.

“A gente vê pacientes chegarem ao hospital especializado em estágio avançado por conta da demora do diagnóstico no serviço público. E estamos falando de São Paulo. Imagina no Brasil afora”, comenta Chiattone. “É um linfoma curável, chega a 80% com tratamentos tradicionais. Receber pacientes em estágio avançado é inaceitável. Não é questão de recurso financeiro, mas de gestão do sistema.” A próxima etapa da pesquisa investigará o percurso desses pacientes e os motivos da demora.

Fonte: Estadão

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VIDA AO AVESSO VII


Em fim, fomos conversar com o médico da Radioterapia,serão 25 dias seguidos de sessões de radio, mas antes para que eu possa começar esse novo tratamento há toda uma burocracia, os papeis são enviados para Curitiba para aguardar a liberação do SUS. O médico foi muito otimista quanto ao tratamento com radio, ele acredita que o tratamento surtirá um bom efeito sobre o tumor que aumentou, sempre ajuda o médico ser otimista. Minha pele está descamando, para que uma nova camada venha, e continuo confiando muito e acreditando de que melhorarei.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

30 coisas que você precisa saber antes de morrer

1 - Um bilhão de segundos equivale a 31,7 anos.
2 - Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
3 - Ovelhas não bebem água corrente.
4 - O crânio tem 29 ossos.
5 - A Microsoft gasta mais atendendo ligações de usuários com problemas que produzindo seus programas.
6 - Os olhos de um hamster podem cair se você pendurá-lo de cabeça pra baixo.
7 - Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
8 - O Alasca é o estado americano onde a maior % de pessoas vai a pé para o trabalho.
9 - 28% da África é selvagem e não explorada.
10 - O “quack” de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
11 - Um estudo abrangendo cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista enfiando a cabeça na areia.
12 - Se mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro é possível que eles saiam das órbitas.
13 - O isqueiro foi inventado antes do fósforo.
14 - 23% das avarias em fotocopiadoras, a nível mundial, são causadas por pessoas que se sentam no aparelho para fotocopiar o traseiro.
15 - Ao longo da vida cada pessoa engole durante o sono, em média, cerca de 70 insetos e 10 aracnídeos.
16 - Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
17 - Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.
18 - 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final.
19 - Se você soltar um pum direto durante 6 anos e 9 meses, produzirá gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.
20 - A filha de Shakespeare era analfabeta.
21 - A Coca-Cola era originalmente verde.
22 - O nome mais comum no mundo é Mohammed.
23 - Cada Rei em um baralho representa um grande rei da história. Espada - Rei Davi, Paus - Alexandre o Grande, Copas - Carlos Magno, Ouro- Júlio César.
24 - O único alimento que não apodrece é o mel.
25 - Usar fones de ouvido por apenas uma hora, aumenta as bactérias em seu ouvido em 700 vezes.
26 - 99,9% das pessoas olham para o papel higienico depois de limpar a Bunda.
27 - Todos ursos polar são canhotos.
28 - Você não pode se matar prendendo a respiração.
29 - É impossível lamber seu cotovelo.
30 - 75% das pessoas tentaram ou vão tentar lamber o cotovelo, vai negar?

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estratégias anticâncer

Veja o que propõe o neuropsiquiatra David Servan-Schreiber para barrar o mal. O mix sugerido por ele contribuiria para reduzir inflamações associadas à doença e reforçar as células de defesa: • Quando possível, tente evitar produtos químicos. Por exemplo: depois de lavagens a seco, deve-se deixar arejar as roupas antes de guardá-las no armário. • Consuma de preferência alimentos orgânicos e reduza a ingestão de açúcar, farinhas refinadas e fontes de ômega-6, como o óleo de girassol. • Incremente o prato com alimentos ricos em ômega-3, como o salmão. • Exercite-se de 20 a 30 minutos por dia e tome sol por pelo menos 20 minutos, o que ativa a produção de vitamina D. • Purifique a água da torneira com um filtro de carbono ou beba água mineral. • Pratique algum método de relaxamento, como ioga e meditação. • Libere-se do sentimento de impotência tente resolver os traumas passados, aprenda a aceitar seus sentimentos e tente encontrar uma pessoa com quem possa compartilhar suas emoções. Fonte: Revista Saude

domingo, 6 de novembro de 2011

VIDA AO AVESSO VII

Saiu o resultado da Tomografia e não são boas as notícias, mesmo com o remédio o tumor principal aumentou, passou de 6 para 7cm, os outros três se mantiveram. Agora a novidade é que vou fazer radioterapia no tumor que cresceu. Pedi ao médico se havia grandes chances de eu morrer e ele respondeu que sim, "bem animador", mas vamos em frente não posso desistir pois tenho dois filhos lindos que lutam ao meu lado. Minha filha mais velha entrou em férias e vai passar mais tempo comigo, acredito nesta radioterapia, mas tambem acreditava nas quimioterapias e não adiantou muito, mas vou seguir firme com fé em Deus, pois só o meu corpo está doente, minha alma está intacta.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Transplantados têm mais chances de desenvolver até 32 tipos de câncer

Pessoas que recebem transplantes de órgãos têm maiores chances de desenvolver 32 tipos de câncer, de acordo com estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association. Os mais comuns, segundo a pesquisa, são de rins, fígado, pulmão e linfoma de Hodgkin. Segundo os pesquisadores, pessoas transplantadas aumentam em duas vezes o risco de desenvolver qualquer tipo de câncer em comparação com quem nunca recebeu um transplante. O aumento no risco de desenvolver a doença acontece porque os medicamentos recomendados aos pacientes para que o novo órgão não seja rejeitado faz com que o sistema imunológico não possa agir da mesma maneira, assim os riscos de ter uma infecção aumenta. Eric Engels, líder do estudo, ainda aponta que esses medicamentos podem até funcionar como cancerígenos e ajudar a doença a se desenvolver. No estudo foram analisados dados de mais de 175 mil pacientes transplantados e 14% deles desenvolveram linfoma de Hodgkin, câncer nos glóbulos brancos. O risco da doença foi sete vezes maior nos transplantados, especialmente os que receberam pulmão. O câncer de pulmão foi segundo mais comum nos pacientes, 12,6 % tiveram a doença. Os estudiosos acreditam que esse desenvolvimento surgiu pelos pacientes já terem algum tipo de problema por fumar. Já o câncer de fígado atacou 8,7% dos pacientes e pode ter ocorrido por infecções de hepatite B ou C. Fonte: UOL

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VIDA AO AVESSO VI

Fazem dois dias que não escrevo, pois venho buscando alternativas para melhorar a minha situação, fui ao fisioterapeuta ontem e ficou combinado que depois do conssentimento do meu oncologista eu começarei a fazer fisioterapia para melhorar a minha movimentação e o meu equilíbrio, serão sessões de duas vezes ao dia de 40min, serão exercícios leves pois devido ao meu cancêr não tenho folego para mais nada, o pior é a sensação de impotência, com o efeito colateral do remédio eu perco as forças com muita facilidade é constrangedor. Bem, na sexta irei ao médico para ver o resultado da tomografia e do exame de sangue, aí terei a resposta tanto esperada de que se o medicamento está me ajudando com a doença, se não tiver melhorado não vai haver mais nada que se possa fazer, uma vez que as quimioterapias ja não fazem mais efeitos, é como abrir uma caixa de presente, nunca se sabe o que pode acontecer, posso estar melhor ou posso estar ainda mais mal, no sabado escreverei aqui novamente para dizer como foi.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ÍOGUE PROVA QUE É POSSÍVEL VIVER SEM COMER E BEBER

Essa história já fui publicada no ano passado , mas vale a pena relembrar ou em casos como o meu ler pela primeira vez. Cientistas indianos expressaram assombro após as análises efetuadas durante duas semanas em um homem de 84 anos, que afirma ter passado mais de 70 anos sem ingerir alimentos ou beber água. O iogue de barba longa Prahlad Jani resistiu sem beber ou comer, mas sobretudo sem urinar ou defecar, durante este período de observação que terminou na quinta-feira, segundo os cientistas. "Seguimos sem entender como sobrevive sem urinar ou defecar. Este fenômeno é um mistério", declarou à imprensa Sudhir Shah, um neurologista da equipe de 30 médicos que observaram o iogue em um hospital de Ahmedabad (oeste). Prahlad Jani era vigiado 24 horas por dia por câmeras pelo Organismo de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Defesa (DRDO). Depois, o iogue regressou à sua terra natal próximo a Ambaji, em Gujarat (norte), onde retomou suas atividades de meditação. O idoso garante que uma deusa o abençoou quando tinha 8 anos e permitiu que vivesse sem alimentos. Durante as duas semanas de observação, "o único contato de Jani com líquidos era quando fazia gargarejos ou se lavava", indicou em um comunicado o doutor G. Ilavazahagan, diretor do Instituto Nacional de Defesa especializado em fisiologia. "Se Jani não tira sua energia dos alimentos ou da água, deve fazê-lo de outras fontes que o cercam, e o sol é uma delas", indicou o doutor Sudhi Shah. "Nós, profissionais do setor médico, não podemos excluir hipóteses como a de uma fonte de energia diferente das calorias", disse. COMENTÁRIO: Isso vai contra tudo que nós acreditamos que seja necesário para sobreviver, nos deixamos levar pelo que nos é apresentado por vários profissionais de saude e sempre acreditamos no que nos é dito, esse caso abre uma brecha para podermos acreditar que existam várias coisas que nem mesmo a ciência pode explicar.

Governo recua e aceita anulação de questões do Enem

RUI NOGUEIRA E RAFAEL MORAES MOURA - Agência Estado
O governo federal decidiu na manhã de hoje que não vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, que determinou a anulação de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas questões, segundo investigação da Polícia Federal (PF), vazaram para alunos do colégio Christus, de Fortaleza, em outubro do ano passado, após a aplicação do pré-teste. Com a decisão, passam a valer 167 questões da última edição do Enem.
Mais cedo, o Ministério da Educação chegou a afirmar que iria recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, por considerá-la "desproporcional e arbitrária". A nova orientação, porém, é seguir a determinação da Justiça e evitar uma nova batalha judicial, como a ocorrida no ano passado, quando o exame chegou a ser suspenso.